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{"id":1224,"date":"2016-11-06T21:44:42","date_gmt":"2016-11-07T00:44:42","guid":{"rendered":"http:\/\/www.fredericocarvalho.com.br\/?p=1224"},"modified":"2016-11-06T21:46:41","modified_gmt":"2016-11-07T00:46:41","slug":"voce-quer-mesmo-justica","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.fredericocarvalho.com.br\/autores\/frederico-carvalho\/voce-quer-mesmo-justica\/","title":{"rendered":"Voc\u00ea quer mesmo Justi\u00e7a?"},"content":{"rendered":"

H\u00e1 conceitos que s\u00e3o extremamente subjetivos e outros, que s\u00e3o de uma simplicidade t\u00e3o grande, que assusta.<\/p>\n

Vivemos um tempo em que todos clamam por justi\u00e7a. Mas ser\u00e1 que sabem mesmo o que significa justi\u00e7a? Ou fazem dela um escudo para negar o erro?<\/p>\n

A pr\u00f3pria Lei de Tali\u00e3o, ou \u201colho por olho, dente por dente\u201d, j\u00e1 existia na pr\u00e1tica 1700 anos antes de Cristo, no C\u00f3digo de Hamurabi e encontra-se claramente em Lev\u00edtico 24, 19-20:<\/p>\n

\u201cSe um homem ferir um compatriota, desfigurando-o, como ele fez, assim se lhe far\u00e1: fratura por fratura, olho por olho, dente por dente. O dano que se causa a algu\u00e9m, assim tamb\u00e9m se sofrer\u00e1.\u201d<\/em><\/span><\/p>\n

A\u00ed est\u00e1 um belo exemplo de fazer justi\u00e7a. Para o antigo testamento, o homem justo era o que seguia a m\u00e1xima mosaica e que nela se espelhava.<\/p>\n

Trazendo aos dias de hoje, bandido bom seria bandido morto. Quem violenta ter\u00e1 que ser violentado. Ladr\u00e3o que rouba ladr\u00e3o tem cem anos de perd\u00e3o… e assim vai. Mas \u00e9 um conceito de justi\u00e7a. N\u00e3o se pode negar.<\/p>\n

Jesus, quando na Terra veio, fez uma sens\u00edvel altera\u00e7\u00e3o no conceito de justi\u00e7a, a saber em Mateus 5, 38-42:<\/p>\n

\u201cOuviste o que foi dito: olho por olho e dente por dente. Eu, por\u00e9m, vos digo: n\u00e3o resistais ao homem mau; antes, \u00e0quele que te fere na face direita oferece-lhe tamb\u00e9m a esquerda; e \u00e0quele que quer pleitear contigo, para tomar-te a t\u00fanica, deixa-lhe tamb\u00e9m o manto; e se algu\u00e9m te obriga a andar uma milha, caminha com ele duas. D\u00e1 ao que te pede e n\u00e3o voltes as costas ao que te pede emprestado.\u201d<\/em><\/span><\/p>\n

E agora? Que raio de justi\u00e7a \u00e9 essa que me tira ainda mais do que eu perdi? Que tribunal id\u00f4neo poderia praticar senten\u00e7as a partir dessa m\u00e1xima?<\/p>\n

Est\u00e1 claro, ent\u00e3o, que Justi\u00e7a \u00e9 algo t\u00e3o pessoal, que quando algu\u00e9m se arvora em dizer que quer fazer justi\u00e7a, fico pensando em quem ele p\u00f5e a culpa e se a sua justi\u00e7a em quest\u00e3o n\u00e3o poderia ser paga com trinta dinheiros.<\/p>\n

Justi\u00e7a \u00e9 um conceito t\u00e3o subjetivo que gera voc\u00e1bulos hoje depreciativos, tais como \u201cjusticeiro\u201d e \u201cjusti\u00e7amento\u201d. Fala-se em n\u00e3o fazer justi\u00e7a com as pr\u00f3prias m\u00e3os e at\u00e9 j\u00e1 quiseram devolver o Brasil aos \u00edndios, em nome da justi\u00e7a. E nem por isso ela \u00e9 vista como negativa.<\/p>\n

O balaio-de-gatos \u00e9 t\u00e3o grande, que numa consulta r\u00e1pida \u00e0 Wikip\u00e9dia, verifiquei que nem as proemin\u00eancias gregas se ajustam com rela\u00e7\u00e3o ao conceito. Vejamos:<\/p>\n

\u201cArist\u00f3teles definia justi\u00e7a como sendo uma igualdade proporcional: tratamento igual entre os iguais, e desigual entre os desiguais, na propor\u00e7\u00e3o de sua desigualdade. Arist\u00f3teles tamb\u00e9m reconhece que o conceito de justi\u00e7a \u00e9 impreciso, sendo muitas vezes definido a contrariu sensu, de acordo com o que entendemos ser injusto \u2013 ou seja, reconhecemos com maior facilidade determinada situa\u00e7\u00e3o como sendo injusta do que uma situa\u00e7\u00e3o justa.\u201d<\/em><\/span><\/p>\n

Vejamos outro exemplo:<\/p>\n

\u201cPara Polemarco a justi\u00e7a consistia em dar a cada um o que lhe \u00e9 devido, em fazer o bem aos amigos e o mal aos inimigos. J\u00e1 Tras\u00edmaco, com argumentos contr\u00e1rios a S\u00f3crates, disse que a Justi\u00e7a \u00e9 relativa, depende do interesse do mais forte, qual seja o que det\u00e9m o poder. Algo que depende do interesse de quem governa.\u201d<\/em><\/span><\/p>\n

Fazer bem aos amigos e mal aos inimigos? Justi\u00e7a depende do interesse do mais forte? Esses caras eram gregos ou brasileiros?<\/p>\n

Vamos ler mais:<\/p>\n

\u201cPlat\u00e3o reconhecia a justi\u00e7a como sin\u00f4nimo de harmonia social, relacionando tamb\u00e9m esse conceito \u00e0 ideia de que o justo \u00e9 aquele que se comporta de acordo com a lei. Em sua obra, A Rep\u00fablica, Plat\u00e3o defende que o conceito de justi\u00e7a abrange tanto a dimens\u00e3o individual quanto coletiva: a justi\u00e7a \u00e9 uma rela\u00e7\u00e3o adequada e harmoniosa entre as partes beligerantes de uma mesma pessoa ou de uma comunidade. Plat\u00e3o associava a justi\u00e7a aos valores morais.\u201d<\/em><\/span><\/p>\n

E para finalizar:<\/p>\n

\u201cPortanto, se algu\u00e9m disser que a justi\u00e7a consiste em restituir a cada um aquilo que lhe \u00e9 devido, e com isso quiser significar que homem justo deve fazer o mal aos inimigos, e bem aos amigos, quem assim falar n\u00e3o \u00e9 s\u00e1bio, porquanto n\u00e3o disse a verdade. Portanto, em caso algum nos pareceu que fosse justo fazer mal a algu\u00e9m\u201d (S\u00f3crates)<\/em><\/span><\/p>\n

A\u00ed est\u00e3o algumas vis\u00f5es do sentido de justi\u00e7a, conforme s\u00e1bias personalidades as conceberam. \u00c9 algo t\u00e3o pessoal que tremo nas bases quando ou\u00e7o o brado \u201cEu quero justi\u00e7a!<\/strong>\u201d. \u00c9 para si ou contra algu\u00e9m?<\/p>\n

… quando algu\u00e9m se arvora em dizer que quer fazer justi\u00e7a, fico pensando em quem ele p\u00f5e a culpa…<\/p><\/blockquote>\n

Querer um mundo mais justo \u00e9 o que a maioria clama. At\u00e9 o pessoal do Estado Isl\u00e2mico. Afinal justi\u00e7a para eles \u00e9 o que eles fazem. Aprenderam assim.<\/p>\n

No \u201cAuto da Compadecida<\/strong>\u201d, do grande escritor Ariano Suassuna nos mostra o \u201cEncourado\u201d \u2013 personifica\u00e7\u00e3o do Diabo – querendo fazer justi\u00e7a enviando Jo\u00e3o Grilo e os demais personagens direto para o inferno para pagarem por tudo o que fizeram. A\u00ed aparece Manuel \u2013 Jesus \u2013 permitindo um julgamento justo e estabelecendo o veredito conforme os casos s\u00e3o demonstrados. Mas todo o julgamento recebeu o tempero de Maria (Nossa Senhora), que apesar de conhecedora e apoiadora da justi\u00e7a, aplicou literalmente o \u201cgolpe\u201d de Miseric\u00f3rdia, que tocou o cora\u00e7\u00e3o de todos e fez todo mundo feliz.<\/p>\n

Dizer que quer justi\u00e7a \u00e9 simples. Depende do que conv\u00e9m.<\/p>\n

Miseric\u00f3rdia<\/strong> n\u00e3o depende de tanta teoria. Explica-se com o cora\u00e7\u00e3o… Mas \u00e9 universal!<\/p>\n

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