Talvez sejam poucas as pessoas que saibam caber a S\u00e3o Gon\u00e7alo o privil\u00e9gio de haver sido o ber\u00e7o do surgimento, em 1908, da Umbanda, tida por seus adeptos como a primeira e \u00fanica religi\u00e3o verdadeiramente brasileira por reunir em suas pr\u00e1ticas elementos da cultura religiosa de \u00edndios, africanos e europeus, as tr\u00eas etnias de cuja fus\u00e3o resulta o Brasil atual.<\/span><\/p>\n Tudo come\u00e7ou com Z\u00e9lio Fernandino de Moraes, um jovem de fam\u00edlia tradicional no bairro de Neves e cujo pai, fazendeiro, foi o primeiro a exportar frutos dos laranjais gon\u00e7alenses para a Inglaterra no princ\u00edpio do s\u00e9culo passado.<\/span><\/p>\n No dia 10 de abril de 1908 o jovem Z\u00e9lio comemorou a passagem de seu 17\u00ba anivers\u00e1rio e tinha como planos ingressar na Marinha de Guerra, iniciando-se nos estudos para prestar exame na Escola Naval. Por\u00e9m, dias depois foi acometido de uma estranha paralisia, que o deixara preso ao leito. Chamados os m\u00e9dicos mais importantes da \u00e9poca, de S\u00e3o Gon\u00e7alo e Niter\u00f3i, deu-se in\u00edcio a v\u00e1rios tratamentos, que se sucediam sem apresentar melhoras. Nenhum dos m\u00e9dicos conseguia diagnosticar a doen\u00e7a e seu estado de sa\u00fade s\u00f3 se agravava.<\/span><\/p>\n Eis que, a partir de outubro daquele ano, ele come\u00e7ou a falar palavras sem nexo, teve vis\u00f5es e apresentou quadro de aparente perturba\u00e7\u00e3o mental. Outros m\u00e9dicos foram chamados, sem nenhuma solu\u00e7\u00e3o. No princ\u00edpio de novembro, o pr\u00f3prio Z\u00e9lio anunciou a seus pais que no dia seguinte voltaria a andar. Com efeito, assim ocorreu, mas sem que desaparecessem os sinais tidos como de dist\u00farbio da mente.<\/span><\/p>\n A fam\u00edlia, muito cat\u00f3lica, chamou padres, que aconselharam tratamento m\u00e9dico especializado. Um vizinho, ent\u00e3o, orientou-a a lev\u00e1-lo \u00e0 Federa\u00e7\u00e3o Esp\u00edrita do Estado do Rio de Janeiro, que funcionava em Niter\u00f3i (em sede provis\u00f3ria, na Rua da Concei\u00e7\u00e3o, 133, sobrado, de onde mudou, anos depois, para a sede definitiva, na Rua Coronel Gomes Machado, 26) e fora fundada h\u00e1 pouco, em 30 de junho de 1907, pois poderia ser uma obsess\u00e3o espiritual. <\/span><\/p>\n No dia 15 de novembro de 1908, Z\u00e9lio l\u00e1 chegou, reuniu-se com o presidente Eug\u00eanio Ol\u00edmpio de Souza e outros membros da Federa\u00e7\u00e3o Esp\u00edrita. Imediatamente, incorporou um caboclo e foi recriminado, posto que a organiza\u00e7\u00e3o seguia a doutrina de Alan Kardec, o m\u00e9dico franc\u00eas que criara uma nova forma de espiritismo, unindo f\u00e9 e ci\u00eancia. Z\u00e9lio protestou e anunciou que, no dia seguinte, seria iniciada uma nova religi\u00e3o.<\/span><\/p>\n Com efeito, no dia 16 de novembro de 1908, \u00e0 noite, em sua resid\u00eancia, na Rua Floriano Peixoto, 30, em Neves, S\u00e3o Gon\u00e7alo, sem raz\u00e3o aparente, reunia-se verdadeira multid\u00e3o para assistir \u00e0quele fato. E ali, naquele momento, foi fundada a Tenda de Umbanda Nossa Senhora da Piedade.<\/span><\/p>\n Z\u00e9lio nunca explicou a raz\u00e3o da palavra \u201cumbanda\u201d, at\u00e9 mesmo porque ningu\u00e9m lhe perguntou, embora ele tenha vivido at\u00e9 1975. Por isso, os historiadores divergem sobre sua proced\u00eancia, mas a imensa maioria acredita que ela decorra do voc\u00e1bulo \u201cm\u2019banda\u201d, usada pelas tribos Quimbundo, da \u00c1frica, para designar os seus sacerdotes, e que era tamb\u00e9m uma palavra sagrada dos \u00edndios tupis. Portanto, seria \u201cTenda de Sacerdotes\u201d, numa tradu\u00e7\u00e3o livre.<\/span><\/p>\n