A Cultura e Aspectos Sociais

  • por

   Ao longo da sua existência o ser humano se viu obrigado ao convívio social, o que não deixa de ser normal e natural. Sabe-se que, de acordo com a sociologia, existe o aspecto do convívio em várias direções, tanto no que diz respeito ao individual e em grupo.

   Precisamos entender que a linguagem; o modo de se vestir e alguns outros modos inerentes ao ser humano são características próprias e marcantes; são determinadas pela cultura que tem, por sua vez, a busca da cooperação e a comunicação entre aqueles que dela fazem parte.

      A cultura possui objetos e símbolos que são partes do próprio contexto social.  Sem esquecer as idéias e normas que regulam o comportamento e a forma de religiosidade de cada ser humano. Quanto às normas, elas  representam o conjunto de regras formadas, levando-se em conta os valores direcionados à própria cultura. É claro que, neste caso, não se deve esquecer as suas ligações.

         Cada país tem a sua cultura específica; os valores apresentam variações em diversos sentidos e aspectos. Até porque não é difícil de observação, desde que se atente no aprofundamento, através de estudos.  No Japão, por exemplo, a educação é levada tão a sério que, caso aconteça alguma falha em exames escolares, o fato se constitui numa grande vergonha para a família do estudante.

           Estudar e ter bom desempenho acadêmico é de fundamental importância para um jovem japonês. A seriedade é tão grande que há os que acabam cometendo suicídio, quando não logram êxito no desempenho escolar. Aqui, no Brasil, isto pode ser considerado uma grande loucura.

             Dentro de uma mesma sociedade podem acontecer divergências culturais, baseadas em crenças religiosas, científicas e várias outras. O que serve de tema para um outro comentário.

   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *